StartSe Base: TESTR trabalha com usabilidade para aumentar conversão

Ferramenta ajuda empresas a descobrirem como melhorar a experiência do usuário e com isso aumentar a conversão

testr-socios

Lucas Bicudo é repórter do Portal StartSe.

9 de janeiro de 2017

Quem nunca desistiu de uma compra online porque o site era difícil de usar? Por que as pessoas abandonam o fluxo de compra? O que acontece e como resolver? São essas questões que o TESTR – uma ferramenta de teste de usabilidade online (confira seu perfil na base do StartSe) – se propõe a resolver.

“Sabe quando você entra em um site e não consegue encontrar o que queria? O TESTR é uma ferramenta de pesquisa para identificar problemas de usabilidade e evitar que isso aconteça. Nós ajudamos as empresas a descobrir como melhorar a experiência do usuário e com isso aumentar a conversão”, começa o co-fundador Anderson Sales.

Quem cuida de produtos digitais sabe que aumentar a conversão é essencial para obter bons resultados. As principais ferramentas disponíveis para isso são análise de métricas e testes A/B, mas elas só apontam onde estão os problemas e onde as pessoas abandonam a compra – não explicam o porquê.

Teste de usabilidade é uma técnica de pesquisa que mostra o que está por trás do problema e o que pode ser feito para resolvê-lo. Com ele é possível ver as pessoas usando um site ou aplicativo, realizando tarefas e comentando sobre a experiência – o que costuma revelar ótimos insights.

Segundo Elisa Volpato, especialista em pesquisa, que trabalha há 11 anos com experiência do usuário (UX) e também co-fundadora do TESTR, é importante fazer testes de usabilidade porque “em geral a equipe que cria um produto digital não é a audiência desse produto, e isso faz uma grande diferença. O repertório de internet de um designer é diferente do repertório da Dona Maria, que vai interagir com o produto de outra forma. Testar com o público correto é essencial para obter bons resultados”.

O problema é que testes de usabilidade dependem de uma logística de organização, recrutamento e equipamentos, que deixam os projetos caros e demorados. É aí que entra o TESTR. A grande diferença é que agora é possível usar a tecnologia como aliada para eliminar a parte trabalhosa do processo, deixando o teste muito mais rápido e mais barato.

“Um teste de usabilidade convencional com 10 participantes custa a partir de R$ 25.000. Utilizando o TESTR, custa 14 vezes menos. Isso permite que empresas que não faziam testes antes passem a se beneficiar dos seus resultados, e empresas que já faziam aumentem a frequência”, comenta Elisa.

Outra grande vantagem é a abrangência nacional. Testes de usabilidade normalmente são feitos em salas próprias para pesquisa e o time acaba conversando apenas com pessoas de uma só cidade. Com o TESTR é possível ter uma amostra muito mais diversa, com pessoas em várias cidades do país. E como os participantes fazem os testes em seu contexto natural de uso, elas ficam muito mais à vontade e os resultados são mais próximos de uma situação real.

Como funciona

Trata-se de uma ferramenta self-service. No sistema, o cliente cria o roteiro de tarefas e perguntas e define o perfil dos participantes que devem ser chamados. O sistema encontra as pessoas ideais e envia um convite. Enquanto o participante faz as tarefas pedidas (como encontrar um produto ou simular uma compra), o TESTR grava a navegação na tela, a webcam e o áudio. O cliente recebe o vídeo e as respostas do participante por escrito, organizadas em gráficos e tabelas para facilitar a análise.

“Somos a primeira plataforma de teste de usabilidade remoto no Brasil desenvolvida por uma autoridade em usabilidade. Nossos diferenciais são a gravação de webcam (além da navegação na tela, é possível analisar expressões faciais e criar mais empatia com o participante), a revisão do especialista (não é necessário entender de usabilidade para utilizar o TESTR), o cuidado com a qualidade da base de participantes (temos mecanismos para evitar participantes falsos e “especialistas” em pesquisa) e o relatório de resultados, em que entregamos as informações de forma prática para facilitar a análise”, continua Sales.

A ferramenta funciona na nuvem e não requer instalação nem compra de software.

“A contratação é feita de forma avulsa por participante, sem necessidade de mensalidade. É possível também adquirir créditos de forma antecipada para ir utilizando conforme a necessidade”, finaliza.

Mercado

O TESTR é destinado a produtos digitais em geral, mas os mercados prioritários são e-commerces, empresas de tecnologia, fintechs, startups com aporte e agências digitais. Apenas dentro desses segmentos, estima-se que o orçamento total anual para pesquisa de usabilidade seja de R$ 7,7 milhões, dos quais R$ 1,1 milhão (15%) pode ser captado pelo TESTR a médio prazo.

Modelo de Receita

O TESTR oferece 3 produtos – Mini, Basic e Plus.

TESTR Mini: Contratação por participante (R$ 89). Inclui gravação do teste e relatório automatizado.

TESTR Basic: Contratação por participante (R$ 179), mínimo de 5 participantes. Inclui funcionalidades do Mini + recrutamento, recompensa e revisão do roteiro.

TESTR Plus: Contratação por projeto fechado (sob consulta, a partir de R$ 10.000), mínimo de 10 participantes. Inclui funcionalidades do Basic + resultados analisados por um especialista (consultoria).

InovAtiva Brasil e lançamento

Foram 1.148 startups inscritas, 300 selecionas e 125 classificadas para a fase final do Inovativa Brasil, um dos melhores programas de aceleração do Brasil. O TESTR participou do Demoday Inovativa e foi eleito entre as 12 melhores startups de todo o programa.

A plataforma será lançada para o mercado na versão desktop hoje, 9 de janeiro, e os fundadores preveem uma versão para testes em celulares no primeiro trimestre desse ano

Esta startup está cadastrada na Base do StartSe! Cadastre você também, se for empreendedor, investidor, mentor profissional ou instituição! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

Receba o melhor do nosso conteúdo para te ajudar

Compartilhe:
Classifique: