Austrália começa substituir disciplinas por Programação nas escolas

Programa é inspirado em ações de sucesso realizadas nos Estados Unidos e no Reino Unido; geografia e história serão prejudicadas

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Especialista em startups e co-fundador do StartSe, maior ecossistema de startups do Brasil

23 de setembro de 2015

O Ministro da Educação da Austrália, Christopher Pyne, anunciou na última semana a autorização para que escolas substituam as disciplinas de História e Geografia por Programação de Softwares.

O novo currículo de tecnologias digitais, aprovado pelo governo australiano, quer que crianças de 5 anos comecem a ter contato com tecnologia para que, aos 7, sejam capazes de criar programas.

Tudo isso para que elas tenham o básico para começar seus programas e aplicativos inovadores quando tiverem a idade para trabalhar. É capaz que tenham aula de empreendedorismo na própria escola. No Brasil, essa lacuna existe e diversas entidades tentam resolver, como nós mesmos, através do curso Startup de A a Z.

A iniciativa do governo vai de encontro com a necessidade do país em se tornar tecnologicamente competitivo. “Se você olhar para o que os outros países estão fazendo, estamos a milhas e milhas atrás e eu acho que é uma situação tão crítica quanto não saber matemática ou inglês”, afirma Atlassian Mike Cannon-Brookes, um dos mais respeitados empresários da área de tecnologia do país.

No início deste ano, o Ministro da Educação se comprometeu a fortalecer a ciência, tecnologia e áreas de engenharia, assim como reforçar as competências digitais necessárias para ter sucesso no ambiente de tecnologia altamente competitivo do século 21.

O novo currículo é inspirado em programas de sucesso implementados nos Estados Unidos, tais como Code.org e “Hour of Code”, com o apoio do Google e da Microsoft, e também no Reino Unido, que introduziu a codificação em escolas primárias no ano passado.

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