O que o criador de um dos maiores fracassos das últimas décadas aprendeu com ele

Questão do sabor é o que mais levou o executivo a refletir seu estilo de gestão e se tornar um grande sucesso depois

Lucas Bicudo é repórter do Portal StartSe.

11 de setembro de 2017

Você conhece a história da Crystal Pepsi, o refrigerante de cola que não tinha a tonalidade escura, lançado no começo dos anos 90 pela Pepsi e que foi um tremendo fracasso? Seu inventor, antigo CEO da Yum Brands (KFC, Taco Bell, Pizza Hut) David Novak, ainda acha que ela poderia ter dado certo. “Foi a melhor ideia que tive em toda minha carreira”, diz.

Novak deixou em seu legado 41 mil restaurantes, em mais de 125 países, e um valor de mercado de mercado de mais de US$ 30 bilhões – fruto de sua liderança bem sucedida na empresa. Entretanto, embora os números evidenciem uma trajetória de sucesso, o empresário afirma que gostaria de ser um líder mais experiente quando teve de enfrentar sua maior oportunidade da carreira – que lhe ensinou muitas coisas.

A Crystal Pepsi não atingiu as expectativas de captar 2% de todo o mercado norte-americano de bebidas e transformar a Pepsi em uma marca de bilhões de dólares. Em seu auge, segundo o Wall Street Journal, os indicadores marcavam a captação de apenas 0,5% do mercado e o refrigerante parou de ser fabricado em 1994. Muito abaixo das expectativas.

Pelo menos, segundo o CEO, a falha com o produto há duas décadas o ensinou uma valiosa lição: quando você é um líder, é o seu dever explicar suas decisões e ponderá-las com a de seus funcionários, criando um canal de comunicação absolutamente transparente (sem trocadilho) e alinhado.

Novak se tornou COO da PepsiCo em 1992 e viu no hype por produtos “puros” e “cristalinos” uma oportunidade de fazer o marketing da companhia bombar. Assim, ele armou todo o necessário para desenvolver um refrigerante incolor, que aparentaria ser mais refrescante e saudável para você – já que a versão normal da Crystal Pepsi, embora ainda carregada de xarope de milho, não tinha nenhuma cafeína.

A Pepsi começou com um número limitado de bebidas em um mercado limitado. Os resultados foram ótimos e justamente foi isso que fez Novak cometer o primeiro erro da empreitada. Ludibriado com os indicadores, o COO não quis ouvir opiniões do time que fazia a bebida. “Os fabricantes me disseram ‘David, é uma ótima ideia e nós achamos ela viável, mas precisa ter um sabor mais parecido com o da Pepsi normal’, e eu não queria escutá-los. Eu estava lançando o produto nacionalmente e não queria escutá-los”, afirmou.

Existe uma série de fatores que contribuíram para o fracasso da Crystal Pepsi. O fim de um ciclo de modismo de marketing ou a associação centenária da cor dos refrigerantes de cola, mas certamente a questão do sabor é o que mais levou o empresário a refletir seu estilo de gestão. “Eu aprendi que você tem que parar e ouvir quando pessoas estão te trazendo problemas. Elas podem estar certas e você errado”, afirma. “Se você mostra que ouviu as pessoas, captou e está direcionando esses problemas para uma solução, isso gera engajamento”, completa.

Novak lançou até um livro sobre o tema: “O Great One”. Lá ele trata sobre reconhecimento estar completamente alinhado com o sucesso de uma companhia. Então mesmo que a Crystal Pepsi estivesse destinada a fracassar, o empreendedor credita o desfecho à sua má gestão na época. Mas ele aprendeu com seus erros e os compensou. Inovar nunca é fácil, mas é facilitado se você explora novos caminhos – como startups.

A partir de 1994 e, sobretudo no período de 2002 a 2015, em que assumiu a posição de CEO da Yum, ele fez reconhecimento de seus funcionários sua prioridade número 1. E por incrível que pareça, talvez isso tenha sido bem recompensado, já que a nova versão da Crystal Pepsi está atraindo uma boa atenção por conta da nostalgia dos anos 90.

(via Business Insider)

Participe do maior censo de startups do Brasil! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

E caso você tenha interesse em anunciar aqui no StartSe, baixe nosso mídia kit.

Receba o melhor do nosso conteúdo para te ajudar

Compartilhe:
Classifique: