Mercado aquecido: Eurofarma lança seu programa de conexão com startups

As empresas selecionadas terão acesso a mentorias com a rede Endeavor e acesso a empreendedores em estágio de crescimento semelhante

Lucas Bicudo é repórter do Portal StartSe.

14 de novembro de 2017

A Eurofarma está lançando a plataforma Eurofarma Synapsis, que em conjunto com a Endeavor, irá selecionar 12 startups voltadas à área de saúde para receber apoio e acelerar o crescimento.

“Continuar crescendo e levar uma empresa para um novo patamar é um desafio gigante. Demanda talentos, capital e um empreendedor com um sonho realmente grande, resiliente e capaz de executar. É nesse momento de virada que o Synapsis irá ajudar – fazendo boas conexões para que os empreendedores tomem decisões melhores e aprendam com quem já fez”, comenta Igor Piquet, diretor de Apoio a Empreendedores da Endeavor.

A iniciativa busca por scale-ups, startups que já estejam operacionais e em crescimento. As inovações deverão focar as seguintes áreas: relacionamento com grupos de interesse (médicos/pacientes/farmacêuticos/distribuidores/hospitais); gerar valor agregado em serviços e inovar na forma como nos relacionamos com nossos públicos de interesse; ganho de eficiências em processos-chave; pesquisa & desenvolvimento (processos relacionados ao desenvolvimento de novos produtos); operações Industriais e administrativo (melhora na eficiência e produtividade de todos os processos); sustentabilidade; buscar alternativas mais sustentáveis na cadeia de saúde (foco: resíduos, eficiência energética, água e emissões); inteligência de mercado; otimização de ferramentas já existentes, bigdata e uso de outras tecnologias para oferta de novos serviços e agregar valor aos produtos; gestão de pessoas; novos modelos de gestão para engajamento, atração e retenção de talentos.

As empresas selecionadas terão acesso a mentorias com a rede Endeavor e acesso a empreendedores em estágio de crescimento semelhante. Além disso, as startups terão coaching em áreas de suporte, como marketing, vendas e logística, e acesso à rede de relacionamento da Eurofarma – que contempla mais de 4 mil fornecedores, mais de 1.500 clientes ativos (B2B) e mantem mais 600 mil contatos médicos por mês, abrangendo todas as especialidades.

Esse é um claro esforço de uma gigante do mercado para se reinventar. A Nova Economia está revolucionando a cultura de gestão corporativa. A tecnologia tem desafiado modelos de negócios estabelecidos. As boas práticas de gestão e governança são importantes, mas não aceleram mudanças disruptivas. Existe um novo ecossistema de inovação que quer tomar o mercado dos incumbentes. Como juntar forças e se beneficiar dessa conexão, visando tanto a inovação radical, quanto a inovação incremental?  Não perca a oportunidade de conhecer o evento que a StartSe está promovendo sobre inovação corporativa via startups.

Para Maria Del Pilar Muñoz, vice-presidente de Sustentabilidade e Novos Negócios, a Synapsis representa um avanço importante na estratégia de inovação. “A Eurofarma nasceu de um sonho e há 45 anos também era uma startup. Hoje, inauguramos uma nova etapa na parceria com empresas que, assim como nós, também querem crescer e a nossa proposta é acelerar esse processo”.

A Endeavor, parceira nesta empreitada, irá cuidar da captação das startups e auxiliar na triagem. As empresas serão avaliadas por um time multidisciplinar, que além de olhar o produto ou solução, irá analisar o perfil do empreendedor e o fit com a Eurofarma.

“A Eurofarma investe 6% de sua receita em P&D e deve chegar a 10% nos próximos anos. O lançamento de novos produtos e a expansão internacional, seguirão impulsionando o nosso crescimento. Ao mesmo tempo, a inovação deve permear todas as áreas e processos da empresa para nos tornarmos ainda mais vanguardistas e competitivos. É neste contexto que nasce o Eurofarma Synapsis. No médio prazo, a plataforma de inovação aberta poderá receber 5% do lucro líquido da companhia”, finaliza Pilar.

As inscrições podem ser realizadas até 9 de fevereiro por aqui. As empresas selecionadas para apresentar seus projetos serão anunciadas em 23 do mesmo mês. Em 8 de março, uma banca formada por executivos da Eurofarma e da Endeavor selecionará as 12 projetos que farão parte do programa.

Participe do maior censo de startups do Brasil! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

E caso você tenha interesse em anunciar aqui no StartSe, baixe nosso mídia kit.

Receba o melhor do nosso conteúdo para te ajudar

Compartilhe:
Classifique: