Ford e Automatic estão construindo uma plataforma pra cidades inteligentes

A plataforma conectará todos os meios de transportes disponíveis e se adequará a cada cidade

Tainá é repórter da StartSe

12 de janeiro de 2018

As “smart cities” – cidades inteligentes – estão cada vez mais perto de se tornarem realidade. Isso porque a Ford e a Automatic, empresa do Vale do Silício, anunciaram que construirão juntas uma plataforma aberta na qual cidades poderão construir e integrar sua infraestrutura de comunicação. A plataforma será chamada de “Transportation Mobility Cloud” e conectará desde luzes de trânsito a vagas de estacionamento.

A plataforma tornará possível conectar todos os serviços de transporte inteligentes, unindo-os em uma só linguagem e coordenando-os em tempo real. Na prática, a plataforma terá informações desde carros pessoais, redes de compartilhamento de bicicletas ao transporte público através de ônibus, trens e outros.

A “Transportation Mobility Cloud” determinará rotas e enviará alertas de avarias e interrupções de serviços, por exemplo. Com a informação arrecadada, novas aplicações e serviços poderão ser construídas. Mas, além de ser uma fonte de informação, a plataforma coletará e analisar dados, sendo possível realizar até mesmo o processamento de pagamentos.

A Ford pensa na plataforma como uma “caixa de legos”, na qual peças podem ser retiradas rapidamente e reatribuidas para melhor servirem aos residentes da cidade. A plataforma será flexível o suficiente para trabalhar com todos os players da cidade e mudar de acordo com as especificações de cada cidade.

Entre os possíveis uso da plataforma, a Ford sugere rotas para veículos autônomos separadas das ocupadas por motoristas humanos em momentos de tráfico intenso, além de redirecionar os carros para reduzir o congestionamento.

E, quando a Ford afirma que deseja que a plataforma seja compatível com todos, ela fala realmente. A empresa permitirá que seus concorrentes fabricantes de automóveis entrem na plataforma, além de outros operadores de trânsito.

A expectativa da empresa é que a plataforma seja altamente adotada, ao ponto de que a “plataforma para cidades inteligentes” seja a com maior quantidade de veículos conectados até o final de 2019.

As “cidades conectadas” são uma promessa trazidas pela Nova Economia, onde todos os serviços estarão integrados. Já pensou sair de casa de carro e saber exatamente onde estacionar antes mesmo de chegar ao local? Esse é o tipo de realidade possível trazida por essa nova tecnologia. Para saber como a nova tecnologia impactará em nossas vidas ainda em 2018, participe do evento que preparamos pra você: A Revolução da Nova Economia.

(Via TechCrunch)

Participe do maior censo de startups do Brasil! Não deixe de entrar no grupo de discussão da StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

E caso você tenha em patrocinar os eventos da Startse, entre em contato no patrocinio@startse.com.

Receba as novidades mais quentes da Tecnologia no mundo em seu e-mail.

Compartilhe:
Classifique: