Startup do Dia: brasileiros apostam em mercado de US$ 153 bilhões e testam produto nas Olimpíadas

Esse produto é a porta de entrada de um mercado de robótica e inteligência artificial que, nas projeções do Bank of America Merrill Lynch, deverá valer cerca de US$ 153 bilhões até 2020

Felipe Moreno é editor-chefe do StartSe e fundador da startup Middi, era editor no InfoMoney antes

10 de agosto de 2016

O Rio de Janeiro continua lindo, mas imensamente complicado para os turistas que lá estão. Por conta disso, uma startup brasileira, a Harlio, desenvolveu um chatbot chamado AskRio2016, com o intuito de responder as dúvidas dos turistas que por lá passam.

Esse produto é a porta de entrada de um mercado de robótica e inteligência artificial que, nas projeções do Bank of America Merrill Lynch, deverá valer cerca de US$ 153 bilhões até 2020. Ou seja, entre as Olimpíadas do Rio e de Tóquio, esse tipo de aplicativo deverá se tornar mais um mercado gigantesco.

A ideia deste Chatbot é simples: você interage com ele através do Messenger, no Facebook e ele te responde suas dúvidas a respeito do evento e da cidade, fazendo sugestões de restaurantes, de atrações turísticas, dando rotas de como chegar nos lugares, preços… enfim, te ajudando a lidar bem com as Olimpíadas.  “Uma das vantagens é que não há necessidade de download de aplicativos e você pode obter todas as informações necessárias apenas usando o Messenger, poupando a memória dos smartphones dos usuários”, explica um dos sócios da Harlio, Diego Ramiro.

É bom que o chatbot use o Messenger, pois isso permite um desenvolvimento até 70% mais barato do aplicativo. Esse tipo de chat pode ser usado em diversos setores, principal e-commerce, onde se destaca em food delivery, social, diversão e de suporte ao cliente. “A empresa, 100% brasileira, acredita nesse modelo de negócio e o projeto AskRio2016 é o primeiro sistema que validamos a tecnologia. Em apenas duas semanas já conseguimos trocar mais de 3 mil mensagens entre o robô e os usuários. Assim, pelo histórico de crescimento esperamos atingir mais de 100 mil interações até o final da  Olimpíada”, completa Ramiro.

A boa demanda e bom funcionamento do AskRio já deu resultados práticos para a Harlio – que fechou um contrato para implementar um chatbot no sistema de atendimento de uma rede de pizzaria com marca conhecida internacionalmente (ou seja: Pizza Hut ou Domino’s). “Isso ainda é top secret”, finaliza o empreendedor. Façam suas apostas.

Mensagem para você: 
 
Você tem uma startup? Quer aparecer no nosso portal? Inscreva-se na nossa plataforma e envie um e-mail para nosso editor-chefe!  

 

Compartilhe:
Classifique: