Invasão Chinesa: ameaça ou oportunidade?

Tudo depende da forma como você enxerga a inovação

Especialista em startups e co-fundador do StartSe, maior ecossistema de startups do Brasil

5 de julho de 2018

A China está deixando de ser a grande fábrica do mundo e caminha para se tornar a maior referência em inteligência artificial do planeta.

Os investimentos chineses em tecnologia superaram os números dos Estados Unidos e puxam junto a transformação da indústria, que deixa de ser fornecedora de mão de obra barata para ser um dos países com maior número de robôs do mundo.

Junto com isso, surgem mais e mais startups capazes de dominar mercados mundo a fora, como Alibaba, Xiaomi, Didi, Wechat e tantas outras.

A revolução é tamanha que a StartSe criou o China Day, maior evento sobre a China já feito no Brasil, que deve contar com mais de 1,5 mil pessoas.

Esse apetite chinês chegou também no Brasil. Só nos dois primeiros meses de 2018 foram aportados US$ 349 milhões no país. A maior parte desse dinheiro foi usada para comprar a 99 e a Guide Investimentos.

Em breve, mais dinheiro – e empresas – chinesas devem chegar ao Brasil. A Mobike, por exemplo, que é uma empresa de compartilhamento de bicicletas, já está presente em quase 200 cidades no mundo todo.

A Huawei, uma das maiores fabricante de smartphone do mundo, anunciou sua volta ao mercado brasileiro e vai se juntar a Xiaomi, outra startup chinesa que só perde para Apple e Samsung, em volume de vendas.

Recentemente a StartSe trouxe ao Brasil o chinês Eddie Deng, Diretor de Estratégias da Ant Financial, braço financeiro do Alibaba Group, um dos maiores fundos de investimento do mundo, para ouvir sobre os planos da companhia para o país.

Está claro que a China está se transformando. A ideia da China que copiava tudo e era uma fonte de mão de obra barata ficou para trás. O país desponta para ser o novo oásis tecnológico do mundo, ao lado do Vale do Silício. Por isso é importante acompanhar de perto essa evolução.

Para conhecer ainda mais sobre tudo o que está acontecendo na China, inscreva-se já para o China Day! Acesse o site e confira todos os detalhes.

Compartilhe:
Classifique: