CAIXA e Artemísia anunciam startups selecionadas para programa financeiro

O objetivo é mudar a realidade de muitos brasileiros, por focar em um setor estruturante para a transformação via inclusão financeira

Photo Credit: Cafe Credit via Flickr, under the Creative Commons License

Lucas Bicudo é repórter do Portal StartSe.

2 de março de 2017

A primeira etapa do programa “Desafio de Negócios de Impacto Social – Educação Financeira e Serviços Financeiros para Todos”, conduzido pela CAIXA, em parceria com a Artemisia, contou com o mapeamento de 460 startups que ofereciam soluções financeiras para a população brasileira de baixa renda.

Nesta semana, as duas organizações anunciaram as 15 empresas selecionadas para a primeira etapa da iniciativa, que conta com investimento do Fundo Socioambiental (FSA) CAIXA. Os empreendedores receberão R$ 15 mil para desenharem uma proposta piloto em conjunto com a Caixa. Na segunda etapa, cinco empreendedores serão selecionados e receberão até R$ 200 mil para implementar essas soluções junto ao público beneficiário.

O programa foca em um setor estruturante para a transformação do país. Jean Benevides, gerente Nacional de Sustentabilidade e Responsabilidade Socioambiental da CAIXA, acredita que os negócios selecionados vão melhorar o acesso da população de baixa renda a serviços bancários e incorporar a prática de planejamento financeiro entre esses brasileiros.

“A baixa educação financeira é uma barreira crítica para a maior inclusão financeira dessa população, bem como para a melhor utilização dos serviços bancários. Por isso, é preciso desenvolver serviços financeiros inovadores, mas acessíveis e adequados à realidade desses brasileiros”, explica.

Para acelerar ainda mais este segmento, um dos principais no mundo de startups, a Visa está com um programa muito bacana chamado Track. O intuito é acelerar startups no Brasil e no Vale do Silício – com o apoio da GSVLabs, uma das maiores aceleradoras do mundo.

O recurso de apoio ao projeto tem origem no Fundo Socioambiental CAIXA, que destina até 2% do lucro líquido da empresa a ações e projetos de desenvolvimento integrado e sustentável voltados para a população de baixa renda, atuando em parceria com órgãos públicos e entidades privadas.

A carteira de projetos do FSA CAIXA tem mais de R$ 110 milhões aplicados em 155 projetos, distribuídos por todo o país. O aporte do fundo também pode ser associado a doações e repasses de outros fundos – de entidades nacionais e internacionais – interessados em fomentar atividades e projetos socioambientais.

“Essa parceria marca o pioneirismo da CAIXA com a primeira ação de inovação aberta integrada à Política de Responsabilidade Socioambiental, priorizando negócios de impacto social que atendam às necessidades da empresa em aprimorar os serviços financeiros para nossos clientes de baixa renda”, acrescenta Osvaldo Bruno Brasil Cavalcante, diretor-executivo de Organizações e Estratégia da CAIXA.

Na visão da Artemisia, o programa tem como objetivo apoiar empreendedores com o forte compromisso de impacto social para criação de uma nova geração de soluções financeiras que atendam às necessidades da população de menor renda no Brasil.

“É um dos maiores programas da história da Artemisia. Esperamos como resultado o altíssimo impacto social por meio da inclusão e educação financeira de milhares de pessoas da população de menor renda. Acreditamos na vocação dessa iniciativa para mudar a realidade de muitos brasileiros, por focar em um setor estruturante para a transformação do país”, afirma Maure Pessanha, diretora-executiva da Artemisia.

Na prática, a Artemisia e a CAIXA compartilham a visão de que a inclusão financeira se estabelece não apenas pela democratização do acesso, mas pelo uso eficiente de serviços financeiros por parte da população.

O programa é uma oportunidade de os empreendedores se aproximarem de uma organização referência no tema, como a CAIXA – que detém robusta expertise no que se refere ao público de menor renda; além de receberem o apoio da Artemisia, pioneira no apoio a negócios de impacto no Brasil.

OS NEGÓCIOS SELECIONADOS

Acordo Certo

Plataforma de renegociação de dívida e recuperação de crédito online. O Acordo Certo tem uma abordagem que vai além do uso da tecnologia digital, pois coloca o devedor em um papel ativo no processo de renegociação das dívidas. O potencial de impacto social é significativo, já que mais de 58 milhões de pessoas têm “o nome sujo”; o que representa 39,6% de brasileiros, com idades entre 18 e 95 anos.

Banco Digital Maré

O Banco Digital Maré atende regiões e comunidades que não possuem acesso adequado ao sistema financeiro, por meio de um aplicativo que permite aos usuários pagarem contas, transferirem valores entre si e comprarem no mercado local utilizando a “palafita” – uma moeda digital criada pela comunidade. A ferramenta possui tecnologia blockchain, que reduz o custo de transação e logística.

Dataholics

A Dataholics é uma empresa de Big Data que faz análise de dados de mídias sociais para melhorar a segmentação de clientes e apoiar as financeiras na decisão de concessão de crédito para a população. A empresa é baseada em um algoritmo de captura e análise de dados públicos não estruturados. Na prática, dados que servem de input na modelagem e crédito, possibilitando ofertas mais adequadas à população baixa renda.

DimDim

Serviço de intermediação para pagamentos e cobranças entre usuários. A DimDim quer solucionar o problema do “fiado”, ao promover uma análise de crédito e meio de cobrança. A plataforma ajuda o comerciante a decidir se vende ou não a prazo, baseando-se em critérios de avaliação de outros comerciantes. Na prática, expande a rede de confiança de cada consumidor, juntando “os fiados” em uma única conta.

EasyCrédito

Marketplace de empréstimos e cartões de crédito. A EasyCrédito reúne, em um mesmo canal, diversos prestadores de serviço, ajudando o consumidor a encontrar a melhor taxa possível.

Jeitto

A Jeitto provê limites de crédito de pequenos valores e curta duração para auxiliar no fluxo de caixa das contas pessoais. A fintech foi criada para prestar serviços por meio de uma plataforma baseada em aplicativos. Representa a evolução do microcrédito tradicional ao oferecer empréstimos de até R$ 150, cobrando taxas fixas. O crédito só pode ser utilizado para o pagamento de contas de luz, água, gás e celular. O objetivo é ajudar o consumidor a “fechar o mês”, sem recorrer a alternativas que possam comprometer a saúde financeira.

Moneto

A Moneto é um sistema de apoio financeiro e cobrança para profissionais autônomos e desbancarizados. A solução é focada nas forças diretas de vendas – formada por milhões de pessoas no Brasil e composta por 77% de mulheres. Ao fornecer um sistema de gestão e cobrança, a Moneto potencializa o relacionamento das vendedoras com os clientes, além e fornecer um canal de bancarização e crédito.

Poupe Mais

O Poupe Mais oferece o serviço de envio de SMS para apoiar um planejamento financeiro melhor, decisões de consumo consciente, responsável e de crédito mais saudável. A meta é diminuir o risco de endividamento excessivo da baixa renda.

QueroQuitar!

Plataforma de renegociação de crédito que aborda o devedor de maneira positiva. A empresa faz com que a proposta de negociação venha do devedor, aumentando as taxas de recuperação e restabelecendo o mesmo ao papel de consumidor. Pode ajudar milhões de pessoas endividadas a saírem do vermelho.

Poupa Certo!

O Poupa Certo! é um sistema para controle financeiro online, oferecido gratuitamente ou por meio de assinatura de planos. O sistema controla todas as despesas e receitas, permitindo uma análise completa dos gastos para traçar melhor os objetivos financeiros. Funciona como um guia de bolso da baixa renda, trazendo insights e dicas para os usuários.

StartMEI

O StartMEI auxilia os microempreendedores individuais a lidar com todos os aspectos burocráticos de contribuição e de operação. Oferece, ainda, um sistema de gestão de conta, contabilidade e meio de recebimento específico para MEIs.

TáPago

A empresa oferece um sistema de pagamento por celular, voltado para a população não bancarizada. A solução oferece dois serviços: uma conta pré-paga, na qual o usuário faz recargas; e o pagamento de benefícios de empresas, como vale-refeição, para os seus funcionários via conta virtual. Como resultado da menor estrutura de custos, o negócio cobra 50% menos dos comerciantes, comparado a programas similares.

ToGarantido

Essa é uma plataforma ONMI Channel para a venda e distribuição de seguros inclusivos, que possuem análise de risco de baixa complexidade. O objetivo é oferecer seguros massificados e microsseguros, a preços acessíveis, para fornecer o acesso da população de baixa renda aos serviços. Acontecimentos como falecimentos ou acidentes podem prejudicar as finanças das famílias de baixa renda por anos. A ToGarantido busca inovar nos canais de distribuição e comunicação para atingir o máximo de pessoas possível com produtos acessíveis.

Cartão Mais Fácil

O Cartão Mais Fácil funciona como um cartão de crédito local, que retorna parte da receita para empreendimentos sociais nas comunidades. O cartão recebe uma marca específica da comunidade e desenvolve um projeto com entidades locais para doar um percentual da receita. Na prática, identifica parceiros nas comunidades e reverte 1% da receita para projetos selecionados. Ao obter e usar um cartão com branding, criado pela comunidade e para a comunidade, esse consumidor local aumenta o seu senso de pertencimento.

PoupeCompre

A PoupeCompre é uma empresa de compra programada. Dentro de um catálogo composto por diversos produtos, o cliente pode parcelar a compra mesmo sem cartão de crédito; após a sexta parcela paga, o consumidor pode receber o produto adiantado. Toda sua interface e linguagem foi construída para se comunicar com as classes CDE, que têm acesso, de forma organizada, às informações e ainda podem acessar dicas relevantes aos usuários.

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