Startup do Dia: já pensou em ganhar dinheiro promovendo experiências que você mais gosta?

+Asas permite que você se torne um anfitrião e divida o melhor da sua cidade com amigos e desconhecidos

Lucas Bicudo é repórter do Portal StartSe.

19 de julho de 2016

Ser do Rio implica ter em seu quintal lugares como Pão de Açúcar e Corcovado no campo de vista. Se alguém te aborda rapidamente e pergunta: “tenho apenas um final de semana na cidade, o que devo fazer?”, certamente a resposta não sairá muito desse roteiro. Não é por mal. É por todas as boas graças que se alinharam a ergueram uma cidade em cima de um lugar tão abençoado, impossível de morar sem recomendar e passar por esses pontos.

É o cartão postal do Rio.  O cartão postal do Brasil. Mas a questão é que o charme do povo carioca compondo esse cenário que é o que dá liga mesmo – e nesse sentido, as possibilidades aumentam ridiculamente. Só quem é de lá conhece o molejo e, embora esse roteiro mencionado seja obrigatório, há muito mais o que ver e descobrir.

Ninguém mais bem preparada para apresentar com diferenciação essas possibilidades do que Isabella Cunha. A publicitária, que tinha o desejo de levar seus amigos para conhecer a real essência de sua cidade, idealizou, em 2012, a startup +Asas.

Sessões de vinil e bate-papo sobre Bossa Nova na casa da Elis Regina, em São Conrado, aulas informais de fotografia no Jardim Botânico, a trilha para o Pico da Tijuca e a parada na Pedra do Sal, no Centro, com direito a quitutes, cerveja gelada e a tradicional roda de samba, são exemplos de experiências diferenciadas no portfólio da empresa.

O modelo de negócios oferecido é criativo, compartilhado e sustentável, através de uma plataforma disponível via web e mobile. O objetivo da startup é monetizar paixões e estimular as pessoas a compartilharem o melhor de si e do local em que residem de maneira ética, divertida e engajada, para posteriormente impactar o público final.

“A pessoa entra no site, escolhe qual a categoria que prefere (gastronomia, cultura, bem estar e esporte), depois escolhe sua experiência favorita nessa categoria, vê se tem alguma data disponível que ela possa realizar essa experiência (se não tiver ela pode solicitar para o anfitrião disponibilizar essa data) e comprar. Se a pessoa for de alguma empresa e quiser customizar alguma experiência que tenha no site (para team building ou para ações de relacionamento por exemplo), ela pode entrar em contato conosco por e-mail e ligaremos para entender melhor o briefing do cliente e atendê-lo da melhor forma”, comenta a CEO.

Quem está por trás de toda a operação são os Anfitriões, pessoas locais e comuns responsáveis pela construção de experiências exclusivas, baseadas em seus repertórios pessoais de gostos e atividades que se enquadram em cada categoria. Afinal, quem melhor para mostrar os pormenores da cidade senão aqueles que estão lá redescobrindo cada esquina diariamente?

“A comunidade de anfitriões é bem forte tanto online, prestando serviços, como offline, abrindo possibilidades na cidade. Fazemos encontros mensais com o intuito de dividir mais informações sobre tudo de novo que está acontecendo no +Asas, aproximar-nos, fortalecer a comunidade, divulgar experiências e fortalecer parcerias. Acabamos de conseguir o patrocínio da Colorado (AMBEV) para apoiar todas as ações que faremos com a nossa comunidade de anfitriões, como happy hours mensais, kit anfitrião e várias outras ações que estão surgindo.  Além disso, estamos criando vários conteúdos online para treiná-los à receberem melhor, promoverem hangouts para a comunidade”, complementa.

Tanto consumidor, quanto empresas podem usufruir das experiências do site para conhecer um lugar, praticar uma atividade nova, motivar uma equipe ou ter um belíssimo cartão de visitas para clientes. Seja como for, a CEO diz que os planos para o futuro é atender todos aqueles que buscam por diferenciação, independente de qual canal que se comunicam. Exemplos são o que não faltam, como em cases de sucesso como brunch com experiência de degustação de café para a Equipe de Marketing da FARM; cocktail na experiência Bossa Sunset para 100 donos de concessionárias AUDI; workshop realizado para a marca Nativa Spa do grupo O Boticário; experiência de barco pela Baía de Guanabara especialmente feita para a Uber; além de já ter vendido uma experiência customizada de iate pelas Ilhas Cagarras contando a historia do Rio e passeio de stand up paddle para a Rihanna!!!

“Nosso foco agora no B2C é melhorar o produto (site web e mobile), já que nosso CTO acabou de entrar. Estamos melhorando a interatividade (possibilidade de divulgar experiências, fazer reviews e dar notas nas mesmas) do site e na página de cadastro dos anfitriões. Enquanto isso estamos testando campanhas no FB Ads com diferentes landing pages (uma de cada categoria) para validar quem é nosso principal cliente e qual categoria de experiências é mais interessante para eles.

No B2B estamos focando em validar o tipo de negócio que fechamos com a Colorado para se for interessante prospectarmos outros clientes que queiram fazer o mesmo tipo de parceria, com foco na divulgação da nossa comunidade de anfitriões e suas respectivas experiências. Estamos encarando esses clientes como players/canais de distribuição dos nossos produtos.

Ainda nessa linha de pensamento entra o B2B2C. Se olharmos as marcas como canais de distribuição, podemos divulgar nossas experiências para funcionários de grandes empresas através de comunicação interna (RH) e/ou influenciadores e clientes tops de grandes marcas através de ações de relacionamento on e offline (MKT)”.

A startup, atualmente, passa por um processo de aceleração pela ACE, eleita melhor aceleradora de startups da América Latina pelo Spark Awards e LatAm Founders e está fazendo uma parceria com a MasterCard.

Confira alguns vídeos da plataforma:

 

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