LegalBot é a finalista brasileira no Open Innovation Business Contest

Startup disputará com projetos de São Francisco, Londres, Tel Aviv, Tóquio, Toronto, Madri, Barcelona, Cingapura e Pequim

Lucas Bicudo é repórter do Portal StartSe.

7 de fevereiro de 2017

A LegalBot é a finalista brasileira do Open Innovation Business Contest, competição global que incentiva a inovação empresarial, promovida pela everis e a NTT DATA. O anúncio da representante do Brasil aconteceu no ISE Business School, em São Paulo.

A startup disputou a semifinal com outras cinco startups: Beenoculus, VR Monkey, LightUp, Fisioatual e Inside Places. Os projetos apresentados tinham foco em realidade virtual, aumentada e mista, Internet das Coisas e Inteligência Artificial.

Ela ganhou uma bolsa de estudos para o curso WeSTART, do ISE Business School, e concorrerá na final, em Tóquio, no Japão. Disputarão projetos de São Francisco, Londres, Tel Aviv, Tóquio, Toronto, Madri, Barcelona, Cingapura e Pequim.

O vencedor da grande final receberá um prêmio de US$ 30 mil. Terá também a oportunidade de trabalhar, por três meses, com uma equipe da NTT DATA – um dos principais fornecedores mundiais de serviços e inovação na área de TI – no desenvolvimento de um protótipo de serviço-produto, que será oferecido às empresas clientes da companhia.

Baseada em Inteligência Artificial, a plataforma da LegalBot auxilia os profissionais de governança, gestão de riscos e compliance na análise, seleção, classificação e organização dos diversos aspectos normativos.

“Um dos principais problemas enfrentados pelos que atuam nessa área é o grande volume de normativas. No mercado financeiro, por exemplo, surgem mais de 300 regulações todos os meses”, comenta Alexandre Bess, CEO da startup.

Para facilitar o contato e a experiência dos profissionais com as normativas de seus segmentos, a plataforma busca, analisa e interpreta as informações por meio de algoritmos. Dessa forma, cada usuário, conforme sua seleção, tem acesso aos dados pela web e aplicativo. Ou seja, a tecnologia leva ao usuário o que ele realmente precisa saber sobre regulação.

“A sensação de ser o representante brasileiro na final do Open Innovation Business Contest é maravilhosa. Sabemos o quanto a tecnologia é relevante para o mundo e teremos a oportunidade de apresentá-la para um público internacional”, comemora Bess.

Para Roberto Pereira, executivo responsável pelas iniciativas de inovação na everis Brasil, o projeto da LegalBot tem total sinergia com a companhia. Isso porque a tecnologia de inteligência artificial oferece aos clientes maior agilidade para entrarem em novos mercados, principalmente no setor financeiro e de seguros, que são altamente regulados.

“O fato de podermos acelerar o entendimento da regulação e aportar novas tecnologias, novos serviços e soluções, é importantíssimo”, destaca.

Muitas pessoas têm dúvida sobre o que fazer para começar uma startup. E quem já tem uma startup tem dúvidas que vão desde a validação do modelo de negócios e como funciona o processo de aceleração até a organização jurídica e negociação com os investidores. Por conta disso, o StartSe criou há cerca de 1 ano o curso Startup de A a Z: Construindo Negócios Campeões. De lá para cá foram mais de 4 mil empreendedores capacitados e centenas de horas de conteúdo compartilhadas. Para a primeira turma de 2017, que terá início no dia 02 de março, uma nova versão do curso, totalmente remodelada, trará novos professores e mais conteúdo de qualidade.

A semifinal brasileira do Open Innovation Business Contest, segundo Pereira, mostrou a força do ecossistema de inovação e o quanto é importante entender as novas tecnologias desde o início, para desenvolver capacidades, parceiros e identificar possíveis problemas durante a adaptação.

“Por ser nosso modelo de negócios B2B2C, precisamos compreender o que nossos clientes pretendem ofertar aos clientes deles. Assim, juntos, possamos levar à sociedade soluções mais robustas”, finaliza.

Faça parte do maior conector do ecossistema de startups brasileiro! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

Receba as novidades mais quentes da Tecnologia no mundo em seu e-mail.

Compartilhe:
Classifique: