Como o Qatar quer se tornar um dos maiores polos de inovação do mundo

Um dos mais ricos países do Oriente Médio passou os últimos anos expandido investimentos e agora se prepara para ser uma das regiões mais desenvolvidas do planeta

CTO e cofundador da startup Jamal Up

23 de agosto de 2017

RESUMINDO O QATAR

Uma península na costa nordeste oriente médio o Qatar possui hoje uma macro economia baseada na extração de Petróleo e Gás natural e é importante aliado dos Estados Unidos desde a guerra do Golfo. Uma série de fatores fizeram o Qatar possuir hoje um dos maiores índices de desenvolvimento humano proporcional do mundo (0.856) e ter tido taxas de crescimento extremamente efetivas desde que conseguiu autonomia do Reino Unido. Pra ter ideia do montante, o GDP do Qatar em 2016 foi de mais de $152 bilhões de dólares, alcançando picos de $206 bilhões em 2014. Um resultado muito efetivo para um país que conta com uma população um pouco maior que 2 milhões de habitantes.

 

MACRO ECONOMIA

O Qatar faz fortuna com seus commodities, pra ter uma ideia do volume, segundo a Central de Inteligência norte-americana (CIA), em dados 2016, o Qatar possui sozinho a terceira maior reserva mundial de Gás natural, cerca de 13.39% das reservas mundiais descobertas estão no Qatar, são 25.47 trilhões de metros cúbicos de produto para serem extraídos e faturados.

Já não bastasse esses números, o Qatar é também extremamente rico em Petróleo, as reservas já encontradas na península somam cerca 588.000.000m3 de combustível fóssil, que justificam os bilhões gerados anualmente pelo país.

 

FUTURO E EXPANSÕES ECONÔMICAS

Não pense que as discussões energéticas não chegaram no Oriente Médio, O Qatar participa ativamente das discussões que envolvem o futuro energético do planeta, e sabe que a energia fóssil tem tempo limitado, com isso iniciaram um ambicioso plano de diversificar e flexibilizar suas ações econômicas. O primeiro passo foi a criação da QIA (Autoridade de Investimento do Qatarem 2005, o fundo soberano do Qatar tem intenção de diversificar e aumentar a influência do Qatar sobre corporações do mundo inteiro, e tem feito isso a passos cada vez mais largos. O QIA hoje é um dos maiores fundos de investimento do mundo, o cash flow estimado da QIA é superior hoje a $300 bilhões de dólares.

Um dos exemplos mais recentes foi a demonstração de força geopolítica da contratação de Neymar, a mais cara da história do futebol. (sim, não acredite que a contratação de Neymar foi apenas esportiva, o futebol já ultrapassou os limites do gramado faz muito tempo).

Além de ser dona da maior fatia do Paris Saint Germain, a QIA (com seus vários braços) tem feito investimentos no mundo inteiro, e detém fatias importantes de empresas como Banco Barclays, Shell, Miramax Films, Rockefeller Group (detentor do Empire State Building), British Airways, LATAM Airlines, Volkswagen AG e mais uma centena de negócios importantes e diversificados.

O Qatar entendeu que o faturamento com seu principal produto não irá durar pra sempre, e tem feito avanços ambiciosos de expansão de sua economia e influência, inclusive em projetos de pesquisa e desenvolvimento de novas matrizes energéticas limpas.  

 

SMART CITIES

A capital do Qatar é Doha, com seus quase 132km2 é imponente e organizada, mas é a 15km ao norte que se encontra um dos projetos mais ambiciosos de construção urbana do mundo, local de abertura e final da copa de 2022, Lusail está sendo construída do zero e será uma das coisas mais fantásticas que a humanidade já conheceu.

O plano de apresentação da cidade afirma de forma clara os objetivos da nova cidade: Ser inteligente, moderna e sustentável. E tem toda sua estrutura pautada em 8 pilares organizacionais vitais.

– Pessoas inteligentes;

– Economia inteligente;

– Meio ambiente inteligente;

– Moradias inteligentes;

– Mobilidade urbana inteligente;

– Construções inteligentes;

– Operações inteligentes;

– Administração pública inteligente;

Essa última é uma das mais fantásticas, Lusail tem perspectiva de grande parte da sua administração pública ser substituída e executada por inteligência artificial chamada LCCC (Lusail Central Control Center), em um dos projetos mais ambiciosos do mundo. O desenvolvimento da plataforma LCCC de Lusail vai custar mais de $800 milhões de dólares.

Lusail é ambiciosa, uma cidade intrigante e extremamente bem planejada, a cidade quer ser muito mais que uma das 21 Century City da região do Golfo, a ideia é ser extremamente cativante e futurista, trazendo sobre si os valores e objetivos ambiciosos e planejados do Qatar e tirar esse posto de outras grandes cidades, como Abu Dhabi por exemplo.

 

 

QATAR BUSINESS INCUBATION CENTER (QBIC)

O Qatar possui uma incubadora própria em expansão, o QBIC é um centro único de incubação de negócios de uso misto que ajuda empresários e empresas que têm ideias ou projetos inovadores a escalar a níveis comerciais. Atualmente a Incubadora tem investido massivamente em soluções de turismo e plataformas digitais, a incubadora possui importante parceria com a Microsoft e a ideia é que ela seja porta de entrada para o Qatar se tornar na próxima década uma economia diversificada e uma região extremamente inteligente e organizada.

Segundo a QBIC cerca de 1876 aplicações foram feitas para levarem negócios ao país, são 59 corporações incubadas pela QBIC, 3 milhões QAR investidos (cerca de R$2.6 milhões) e 21.4 QAR (R$18.4 milhões) gerados. O Qatar pretende expandir seus negócios de maneira estável e organizada mais que ter centenas de Startup o Qatar com seus braços de investimento parece preocupado em ter Startups com veias realmente corporativas e viáveis.

 

AGRADECIMENTO

Grande parte dessa matéria só foi possível graças ao envolvimento e informações de João Paulo Abadalla, um dos jovens mais fantásticos que tive o prazer de conhecer e já desempenha papel fundamental no desenvolvimento de grande parte dos negócios da de sua família via AB Capital Management.

Faça parte do maior conector do ecossistema de startups brasileiro! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo! E se você tem interesse em anunciar aqui no StartSe, baixe nosso mídia kit.

Receba o melhor do nosso conteúdo para te ajudar

Compartilhe:
Classifique: