Como o Google quer mudar o mundo com inteligência artificial

A gigante tem projetos que vão desde medicina até arte, cultura e selfie!

Isabela Borrelli é repórter do Portal StartSe

8 de junho de 2018

A inteligência artificial é a grande aposta do Google. No evento Google for Brasil, onde eles anunciaram diversas novidades voltadas para o país, Fabio Coelho, presidente do Google Brasil, falou sobre isso: “O mundo é cada vez mais AI first e o Google pensa e age dessa forma também. AI é um assunto que vai permear muito do que a gente vai falar”.

De fato, a gigante tem projetos que vão desde medicina até arte e cultura. Segundo Fernanda Viégas, cientista sênior de pesquisa de inteligência artificial do Google, uma das iniciativas ajuda médicos a diagnosticar diabetes e câncer com mais eficiência. Com atuação na Índia, uma vez que o país sofre com a escassez de profissionais de saúde, a AI é exposta a vários resultados de exames e aprende a diferenciar positivos de negativos.

Outra aposta do Google é o TensorFlow.js, uma livraria open-source que pode ser usada para definir, treinar e por em prática modelos de machine learning totalmente via browser, usando Javascript e níveis avançados de camadas API. “O legal é que agora uma comunidade muito maior de desenvolvedores pode ter acesso”, conta Viégas.

Um caso exemplar sobre as possibilidades do TensorFlow.js é a de um desenvolvedor que conseguiu fazer com que o mouse do computador seja controlado pelos movimentos da sua cabeça: se ele olhasse para baixo o curso ia para baixo, se olhasse para cima, o cursor também ia. Se ele franzisse o rosto, o cursor clica. O objetivo dessa aplicação era permitir que seu amigo, que ficou tetraplético, pudesse voltar e usar o computador.

Já na área das artes, o Google lançou a ferramenta Art Selfie, que combina a selfie de um usuário com alguma obra de arte, que esteja disponível no google Arts & Culture, e mostra as que mais se parecem com a selfie. São mais de 1.600 retratos e obras na ferramenta e mais de 500 pertencem a museus brasileiros! O resultado você vê abaixo:

Baixe já o aplicativo da StartSe no iOS ou no Android

Tags
Compartilhe:
Classifique: