O ABC das tecnologias promissoras em 2018, por Maurício Benvenutti

A inteligência artificial, blockchain e chatbots são uma tendência de inovação no Vale do Silício neste ano

Tainá é repórter da StartSe

29 de janeiro de 2018

Nesta segunda-feira, a StartSe realizou um evento de networking fechado para os participantes do curso online da Nova Economia. No evento, todos os alunos do curso puderam discutir o conteúdo, tirar dúvidas e realizar pitches para se apresentarem aos outros colegas, com o objetivo de fazer conexões. O evento é o início da conferência que será realizada amanhã, em São Paulo: A Revolução da Nova Economia.

Para atualizar os alunos das tendências que viu em janeiro desse ano em eventos do Vale do Silício, Maurício Benvenutti, autor do best-seller “Incansáveis” e head da StartSe no Silicon Valley, apresentou o “ABC” das tecnologias mais promissoras desse ano, que são a cara da Nova Economia.

ABC

A – Artificial Intelligence/Inteligência artificial

A tecnologia que leva a letra A e que será amplamente utilizada em 2018 é a inteligência artificial (artificial intelligence, em inglês).  “A inteligência artificial foi tema de todos os eventos que participei no Vale. Não tem um setor que não vai usar inteligência artificial, seja a área legal, agropecuária, medica, qualquer uma”, comentou Benvenutti.

Para exemplificar como a inteligência artificial é poderosa, Maurício Benvenutti citou o case do Spotify, que realizou parceria e criou um novo CD do Sabotage, rapper brasileiro que faleceu em 2003, a partir desta tecnologia.

B – Blockchain

A blockchain é a rede que realiza transações entre criptomoedas, mas hoje seu uso mais muito além das moedas virtuais. “Nesse ano, a pulverização do blockchain foi não só no mercado financeiro, onde está sendo muito utilizado, quanto para várias outras atividades”, afirmou o empreendedor.

Hoje, o blockchain já é utilizado na negociação e realização de contratos inteligentes – smart contracts -, e até previdência social.

C – Chatbot

“O C do ABC é uma tecnologia que já existe e se fala há muito tempo. A aplicação dela tem muita força e impacto até em empresas tradicionais: são os chatbots”, disse Maurício Benvenutti. A novidade em 2018 é que a tecnologia está cada vez mais acessível e poderoso, principalmente aliado a big data e a própria inteligência artificial.

Atualmente, chatbots têm sido principalmente utilizados em empresas de varejo, para auxiliar os clientes nas compras ou até mesmo para tirar dúvidas sobre serviços. Mas os chatbots estão sendo utilizados até na saúde, novamente alinhados com a inteligência artificial – é por causa do fortalecimento da I.A, inclusive, que os chatbots estão mais desenvolvidos e cada vez mais utilizados.

Se você deseja conhecer outras tecnologias promissoras e saber como podem ser aplicadas na sua área, ainda dá tempo de participar do evento 2018 – A Revolução da Nova Economia, adquirindo o ingresso na entrada do evento.

Receba as novidades mais quentes da Tecnologia no mundo em seu e-mail.

Compartilhe:
Classifique: