Waymo atinge 5 milhões de milhas em carros autônomos e lança vídeo 360º

No vídeo, é demonstrado como o veículo autônomo do Google calcula rotas, visualiza, prevê movimentos e calcula distância de objetos

Tainá é repórter da StartSe

28 de fevereiro de 2018

A Waymo anunciou que atingiu 5 milhões de milhas dirigidas por carros autônomos em ruas públicas. A quantidade percorrida corresponde a cerca de 8 milhões de quilômetros, atingidos em fevereiro deste ano. A empresa do Google ainda lançou um vídeo 360º demonstrando como funciona uma viagem em um carro autônomo.

“Hoje estamos dirigindo em um dia a quantidade de milhas que um americano adulto comum dirigiria em um ano. Estamos dirigindo mais e aprendendo mais rápido, e estamos fazendo isso em condições diversas”, disse a Waymo em um post. A empresa está testando os carros autônomos em 25 cidades dos Estados Unidos, percorrendo distâncias sob diferentes condições climáticas e de terreno. “As lições aprendidas por um veículo podem ser compartilhadas com a frota completa, então cada milha dirigida conta ainda mais”, escreveu a empresa.

Já no “mundo virtual”, os carros autônomos da Waymo já dirigiram 2,7 bilhões (sim, com B) de milhas. No simulador, a empresa pode criar cenários específicos para serem percorridos pelos veículos. A empresa vem trabalhando no desenvolvimento de carros autônomos desde 2009, em uma divisão que fazia parte do Google. Agora, a Waymo tornou-se uma empresa independente, mas permanece sob tutela e pertencendo à Alphabet (controladora do Google), uma gigante nascida no Vale do Silício que hoje está presente em quase todo o mundo. Leia o nosso e-book gratuito para conhecer como o Vale do Silício é um polo tão importante de inovação.

Foi uma longa trajetória para a Waymo chegar aos 5 milhões de milhas rodadas. Na trajetória, há inclusive um processo polêmico contra a Uber por roubo de informações confidenciais. Os carros da Waymo são da Fiat, que fornece minivans no modelo Pacifica para a empresa do Google.

No vídeo em 360º, a Waymo demonstra como é a experiência em uma viagem em carro autônomo. A empresa demonstra como o carro calcula e visualiza os objetos que estão ao redor, como é calculada a distância, a percepção do sinal vermelho, amarelo ou verde, entre outros. No vídeo, a Waymo destaca que além de planejar a própria rota e segui-la, o veículo autônomo ainda prevê as ações de outros veículos, ciclistas e agentes do trânsito em geral.

Veja o vídeo 360º, arrastando a tela para visualizar todo o cenário:

Receba as novidades mais quentes da Tecnologia no mundo em seu e-mail.

Compartilhe:
Classifique: