Wbio utiliza blockchain e inteligência artificial na saúde

A healthtech utiliza a blockchain para enviar amostras de exames que são diagnosticados digitalmente por médicos

Tainá é repórter da StartSe

12 de março de 2018

Eduardo Makiyama e Lucas Sperb são fundadores da Wbio, uma startup de saúde que utiliza blockchain para realizar laudos laboratoriais. A startup desenvolveu o LabSys, um microscópio que permite realizar o diagnóstico à distância de exames laboratoriais. O microscópio tira foto da lâmina, envia para médicos via blockchain, os médicos analisam e os resultados são enviados para os laboratórios.

A Blockchain é a plataforma na qual são realizadas as transações do Bitcoin. Hoje, o fato da plataforma ser descentralizada, criptografada e acessível como um livro-aberto, a blockchain é utilizada em diversos outros setores. Leia o nosso e-book gratuito para saber mais sobre blockchain.

“A Blockchain oferece segurança (por ser criptografado), informações imutáveis e antifraude, e todas as informações são rastreáveis e não-anônimas. A arquitetura é colaborativa e transparente e os códigos são acessíveis e imparáveis”, afirmou Eduardo Makiyama. A blockchain utilizada pela Wbio é a da criptomoeda Ethereum.

A Wbio ainda conta com o auxílio da inteligência artificial IBM Watson, que realiza um pré-diagnóstico a ser confirmado pelos médicos. “Colocamos 20 mil imagens de parasitas que ajudam o Watson a aprender e ajudar no diagnóstico da lâmina”, comentou Lucas Sperb.

Para os empreendedores, a vantagem de utilizar a blockchain no procedimento é que todos os dados são registrados na plataforma e é possível gerar pesquisas científicas através dos dados. “A pretensão é de ser um banco de informações epidemiológicas”, afirmou Lucas. Ainda é possível trazer o acesso a saúde em locais remotos e, por ser feito online, os custos dos procedimentos são menores e o diagnóstico é mais rápido.

A Wbio está lançando a própria criptomoeda, a WCoin, e fará um ICO em breve. A intenção é a criptomoeda seja utilizada no pagamento dos procedimentos, de forma a agilizar ainda mais o processo.

Receba as novidades mais quentes da Tecnologia no mundo em seu e-mail.

Compartilhe:
Classifique: