Oportunidade: programa do governo leva startups brasileiras para a França

Programa é promovido pelo governo brasileiro e já possui próximos destinos decididos e marcados para o ano que vem

Elena Costa é repórter do StartSe.

6 de dezembro de 2017

StartOut Brasil, programa de internacionalização de startups brasileiras do governo, inicia os seus trabalhos levando 14 empresas para Paris para participarem de treinamentos e realizar pitches. O programa até o momento tinha realizado sua fase piloto em Buenos Aires. Para 2018 estão previstas viagens para Miami, Berlim e Lisboa.

Os organizadores do StartOut afirmam que só se responsabilizam por articular a agenda de reuniões, visitas e outras atividades. Já os custos da viagem e hospedagem ficam por conta das empresas participantes. Fernanda Checchinato, da Aya Tech, que participa da viagem afirma que “a vantagem de vir com a agenda do governo é que nos proporciona treinamento para apresentação. [O governo] fez alguns contatos com empresas e nos deu todo um apoio de apresentação, colocação no mercado”.

A escolha das cidades para o programa foi feita por meio de uma avaliação cuidadosa de mercado que segundo Marcos Vinícius de Souza, secretário de Inovação e Novos Negócios do ministério, analisa a “maturidade do ecossistema de capital de risco e empreendedorismo para saber se há densidade de investidores e startups na localidade. Utilizamos um índice global que mede o índice de startups e se existem programas e instrumentos do governo local para recepção das startups estrangeiras”.

O StartOut terá um investimento anual de R$ 3 milhões e visará levar 60 startups para uma experiência no mercado externo. Para o coordenador de Atração de Investimentos Estrangeiros Diretos e Participação da Apex, Luiz Carlos T. de Carvalho, “A ideia é que a gente possa preparar essas empresas para terem planos de negócio robustos, sustentáveis, que possam ser apresentados a grandes investidores. Assim, elas podem ser investidas, crescer, ampliar mercados e, dessa forma, gerar mais emprego e renda”.

Se você tem uma startup e busca investimento para fazê-la crescer, podemos lhe ajudar. Para conhecer a forma de pensar dos investidores, participe da InvestClass – um treinamento exclusivo com os maiores investidores-anjo do Brasil. Confira.

Compartilhe:
Classifique: