Aplicativo mais baixado do mundo tem 300 milhões de usuários e só 3 funcionários

No começo, o fundador, o saudita Zain al-Abidin Tawfiq, tinha uma meta ousada: mil mensagens. Contudo, ele bateu essa meta (e dobrou diversas vezes)

Felipe Moreno é editor-chefe do StartSe e fundador da startup Middi, era editor no InfoMoney antes

11 de agosto de 2017

Um aplicativo saudita explodiu de popularidade em julho, se tornando o mais baixado do mundo e liderando as lojas de aplicativos em 30 países diferentes. Trata-se do Sarahah, uma palavra que significa “honestidade” em árabe, e que se tornou a nova febre entre os jovens – já tem mais de 300 milhões de usuários e um time de apenas 3 pessoas.

No começo, o fundador, Zain al-Abidin Tawfiq, tinha uma meta ousada: mil mensagens. Contudo, ele bateu essa meta (e dobrou diversas vezes), atingindo 300 milhões de mensagens. Um sucesso muito maior do que o esperado por Tawfiq e seus dois companheiros.

A ideia do aplicativo é simples, você cria uma conta, gera um link e passa para os amigos. Eles, então, deverão mandar mensagens anônimas para você – honestas – das mais diversas formas: “você é um cara legal”, “tem mau hálito”, “você devia postar menos textão de facebook”, etc…

Não é a primeira “rede social” da mensagem anônima que existe: outros dois casos anteriores foram Secret e Lulu – que acabaram morrendo após confusões na justiça, discursos de ódio e outras reações.

O Sarahah sabe disso e vem tomando providências para não passar pelos mesmos problemas que seus “primos mais velhos”, como ferramentas para barrar bullying e discriminação. Contudo, ele ainda está “marcado” por esses problemas.

A história do Sarahah é impressionante por mostrar o efeito do mundo exponencial: três pessoas em uma sala na Arábia Saudita (um país não muito conhecido pela sua.. sociabilidade com o resto do mundo) conseguiram fazer um aplicativo baixado e usado por mais de 300 milhões de pessoas. Um sucesso não esperado.

Se você tem interesse em fazer algo similar – e acredite, você pode ter um impacto gigantesco no mundo – baixe nosso ebook com o passo a passo para criar uma startup. E boa sorte!

Faça parte do maior conector do ecossistema de startups brasileiro! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo! E se você tem interesse em anunciar aqui no StartSe, baixe nosso mídia kit.

Receba o melhor do nosso conteúdo para te ajudar

Compartilhe:
Classifique: