A Amazon quer se tornar um banco (e revolucionar o mercado financeiro)

A Amazon está atacando serviços financeiros de pagamentos, empréstimos e seguros – mas não está construindo um banco tradicional

Correspondente da StartSe no Vale do Silício

21 de junho de 2018

Com o crescente  “burburinho” de que a Amazon está entrando de cabeça no setor bancário, é importante entender sua estratégia atual em serviços financeiros – o que a Amazon lançou e construiu, onde a empresa está investindo e o que os produtos recentes nos dizem sobre ambições da gigante nesse setor.

É difícil afirmar se a Amazon está ou não construindo o banco da próxima geração. Mas fica muito claro que a empresa continua muito focada na criação de produtos de serviços financeiros que suportem seu objetivo estratégico principal: aumentar a participação de mercado no ecossistema.

A empresa já construiu e lançou ferramentas que visam:

1. Aumentar o número de comerciantes e permitir que eles vendam mais

2. Aumentar o número de clientes na Amazon e permitir que eles gastem mais

3. Reduzir qualquer atrito no processo de compra e venda

Em paralelo, a Amazon já fez vários investimentos em fintechs, principalmente focados em mercados emergentes.

Em conjunto, essas decisões de investimento e desenvolvimento de produtos revelam que a Amazon não está construindo um banco tradicional que serve a todos. Em vez disso, a Amazon tomou os principais componentes de uma experiência bancária moderna e ajustou-os para atender ao perfil de seus clientes (já são mais de 300 milhões de clientes ativos e mais de 100 milhões de assinantes prime).

A Amazon quer dominar o mundo, desde o varejo até carros autônomos e exploração espacial, e para isso está construindo um banco próprio – e isso pode ser um desenvolvimento ainda mais atrativo do que simplesmente ser um banco para todos. Abaixo, algumas das iniciativas da Amazon que fornecem serviços similares aos bancários.

Fonte: CBInsights

Quer conhecer mais sobre fintechs e outras tecnologias que estão transformando o setor financeiro global? Inscreva-se na Missão Fintech + Insurtech e conheça as últimas inovações que estão surgindo no Vale do Silício!

 

Baixe já o aplicativo da StartSe
App StorePlay Store

Tags
Compartilhe:
Classifique: