Conheça o Edulabzz, um laboratório de software edtech que inova a educação

A Edulabzz oferece jogos educativos, desenvolve plataformas e aplicativos e cria aulas em realidade virtual e aumentada

Isabella Câmara é repórter do StartSe.

16 de abril de 2018

A história do Edulabzz é um pouco diferente da maioria das startups focadas em tecnologia da educação… Por exemplo: a primeira solução desenvolvida por ela foi um jogo que ensina educação financeira de forma lúdica e divertida, o Educity. Mas por que educação financeira? A ideia nasceu durante o primeiro Startup Weekend Fintech realizado na América Latina, em 2014. O desafio do hackathon era resolver o problema do número de endividados no Brasil e o Edulabzz venceu o programa após apresentar o jogo como solução.

“Nós nascemos com a missão de revolucionar a forma de se aprender e ensinar educação financeira. Porém, descobrimos que nosso jogo era na verdade uma plataforma de gamificação do aprendizado”, conta Lucas Moraes, Diretor Executivo da startup. Desde então, o Edulabzz aumentou seu campo de trabalho e se transformou em um laboratório de software edtech. Atualmente, a missão da empresa é introduzir a nova era das tecnologias nas escolas e nas empresas e inovar os processos de ensino-aprendizagem.

A startup transforma a educação ao desenvolver softwares educacionais e objetos digitais de aprendizagem. De acordo com Lucas, esses games, aplicativos, realidade virtual e aumentada, desenvolvem habilidades e competências da Nova Economia. Além disso, o Edulabzz desenvolve sistemas acadêmicos para professores, escolas e empresas.

O processo de validação do laboratório de software aconteceu durante um processo de pré-aceleração na Samsung Ocean, em 2015. “Nessa ocasião, através dos contatos com grandes empresas, identificamos algumas oportunidades de mercado e decidimos que o Edulabzz seria um software house edtech”, conta Lucas.

Com um portfólio de protótipos pronto, o Edulabzz foi lançada no mercado. “Desde os primeiros meses de vida, tivemos clientes e receita de softwares sob encomenda. Isso nos possibilitou investir em produtos e crescer de forma orgânica”. Hoje, a startup desenvolve produtos próprios e vende licença de uso e planeja soluções sob encomenda.

De jogos a plataformas de ensino à distância

O Edulabzz, além de oferecer jogos educativos e serious game, desenvolve plataformas e aplicativos para empresas e escolas. Hoje, a startup também é uma consultoria em tecnologia educacional e gamificação e desenvolve aulas em realidade virtual e aumentada.

O Jogo de Empresas, por exemplo, é um game desenvolvido pela startup que ensina gestão empresarial. O jogo simula tomadas de decisões em diferentes cenários e segmentos de mercado e faz o aluno aprender na prática sobre o assunto. Além disso, a startup é proprietária do LMS Edulabzz whitelabel, uma plataforma de ensino a distância e gestão da aprendizagem.

Próximos passos

De acordo com Lucas Moraes, o Edulabzz busca construir, até 2025, o maior portfólio de soluções de EdTech da América Latina. Ainda nesse semestre, o Edulabzz irá lançar o Edutools Suite – um pacote de soluções educacionais projetado para concorrer com o Google Suite for Education.

Segundo Lucas, o Edulabzz também lançará um torneio de serious game, o Edu Sports. “O piloto e validação desse projeto aconteceu na Feira do Empreendedor 2018. Nosso jogo, o Jogo de Empresas, foi o game oficial da Arena. A iniciativa foi um grande sucesso e foi considerada uma das maiores atrações da feira”, conta. De acordo com ele, a ideia é organizar um Campeonato Nacional de Jogos Empresariais entre as escolas e universidades no próximo semestre.

Gostou do projeto? O Edulabzz participará da Startup Village, na Edtech Conference, dia 18 de abril. Garanta a sua vaga no evento e fique por dentro das últimas inovações no mundo da educação!

Compartilhe:
Classifique: