Como a JusBrasil busca preencher a lacuna da justiça brasileira

O maior portal jurídico do mundo tem como objetivo tornar advogados mais acessíveis a população de baixa renda e faze-la entender seus direitos

Isabella Câmara é repórter do StartSe.

10 de outubro de 2017

Rafael Costa, fundador da JusBrasil, explicou no LawTech Conference um pouco sobre o funcionamento da startup brasileira. A ideia nasceu a partir da lacuna na justiça do Brasil. De acordo com ele, cerca de 80% da população de baixa renda encontra dificuldade na obtenção de uma representação legal, bem como no acesso à informação. Essa falha gera diversos problemas, entre eles a falta de consciência sobre seus direitos.

A JusBrasil parte da premissa de que se uma sociedade está bem informada sobre seus direitos, ela, consequentemente, está mais próxima da solução jurídica. Para prover informação a essa população carente, a startup busca divulgar conhecimento por meio de sua plataforma de conteúdo jurídico. Buscando ampliar a justiça, leigos e profissionais compartilham gratuitamente informações via artigos, notícias, jurisprudência, legislação e diários oficiais.

Outra solução da JusBrasil é o Diretório de Advogados. Para facilitar a busca por advogados em todo Brasil, a startup promove uma comunicação inicial entre um cidadão e um profissional que saiba revolver o problema, esteja próximo a ele e, principalmente, esteja disposto a atendê-lo.

O impacto social da JusBrasil é imenso. Além de estimular pessoas a se unirem em prol da democratização da informação, a startup deu acesso à justiça para pessoas de baixa renda. De acordo com uma pesquisa interna da JusBrasil, cerca de 44,2% das pessoas que contrataram um advogado por meio da plataforma, pensavam não ter condições de ter um. Atualmente, a plataforma conta com cerca de 20 milhões de usuários por mês e aproximadamente 1 milhão de pessoas conectadas com advogados por ano.

A JusBrasil foi fundada em 2008 e é uma das principais startups brasileiras. Sua estratégia de monetização é oferecer serviços pagos, como um alerta que envia notificações sobre processos a partir de Keywords, CPF ou CNPJ, busca por citações em peças jurídicas similares, entre outras ferramentas.

Participe do maior censo de startups do Brasil! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

E caso você tenha interesse em patrocinar eventos da StartSe, envie um e-mail para patrocinio@startse.com

Receba o melhor do nosso conteúdo para te ajudar

Compartilhe:
Classifique: