Um pouco de luz para uma melhoria que pode te poupar muito dinheiro

O fato é: milhões de reais são investidos para atração e conversão de pessoas em clientes, mas as taxas não são tão atraentes assim

Empreendedor especialista em user onboarding/gamificação e atual CEO da empresa Conpass. Busca desenvolver novos negócios de alto impacto , já teve 4 negócios. Cursou Engenharia de Produção Elétrica na UFSC, tendo curso de Marketing Digital, Empretec, certificação em BPM entre outros.

3 de junho de 2016

Toda e qualquer empresa ou startup precisa investir em marketing para conquistar novos consumidores, seja esse marketing digital, inbound ou outbound. O fato é: milhões de reais são investidos para atração e conversão de pessoas em clientes. Segundo a IAB Brasil (Interactive Advertising Bureau), o marketing digital irá movimentar R$ 10,4 bilhões no País.

Mas apesar de todo esse investimento, as empresas veem suas taxas de conversão cair bruscamente entre as etapas de seu funil de vendas.

Você gastou meses construindo um produto, encontrou seu encaixe no mercado, investiu em marketing e as pessoas não compram seu produto. Elas até testaram a sua plataforma, mas não evoluíram. Onde está o problema?

Conpass

Resposta: Criar uma máquina de aquisição de oportunidades de venda (leads) e novos usuários, por si só, não é uma estratégia vencedora se seus usuários não tiverem sucesso com sua solução.

Nessa etapa o User Onboarding é algo crucial e tão importante quanto o marketing para fazer com que as taxas de conversão de sua empresa aumentem.

Antes de continuar falando, queria destacar que neste mês farei um hangout sobre o assunto, trazendo nossa experiência em otimização de taxas de conversão e onboarding: basta você se inscrever aqui!

O que é User onboarding

“User onboarding é o processo de aumentar a probabilidade de uma pessoa ter sucesso com um produto, em seu primeiro contato com ele”.

Em outras palavras:

“Fazer com que um novo usuário entenda como um produto funciona e consiga obter resultados rápidos com ele”.

É uma forma de uma empresa relacionar-se com uma pessoa.

Porque o onboarding é tão importante

Eu costumo dizer que as empresas soltam seu usuário na selva (seu produto) e esperam que ele sobreviva sem nenhum preparo.  O resultado é que poucos sobrevivem.

Seu sistema não é tão simples quanto você imagina. Não importa o quanto você tenha investido em sua interface (UI) para seus novos usuários seu produto é um universo completamente novo. Se você não os ajudar eles ficarão perdidos.  Uma interface não leva pessoas a ações, ela simplesmente facilita que elas ocorram.

A quantidade de ações possíveis em um sistema, o nível de dificuldade da área em que ele atua, o nível de escolaridade do seu público, os termos utilizados, a particularidade de cada cliente, etc; faz com que um produto nunca seja tão simples quanto pensamos.

Isso fica evidente nesse dado:

Cerca de 50% das pessoas abandonam um sistema após o primeiro uso.

 

Você já mediu a taxa de retorno de novos usuários em seu sistema? Em geral isso ficará entre 40%-60% ou será ainda pior. Assustador não é?

Ouço diariamente de diretores de empresas, coisas como: “Meu usuário fica 2 minutos em meu sistema e sai” ou “No primeiro acesso as pessoas nunca usam a funcionalidade principal de meu produto” ou o mais frequente:

As pessoas não entendem como meu sistema funciona”

A atitude mais comum de diretores ao verem que seus números de conversão estão baixos é investir ainda mais em marketing para ampliar o topo do funil e consequentemente atrair mais clientes. A lógica até faz sentido, mas quando o onboarding é ruim o trabalho de todas as áreas da empresa fica mais difícil.

O marketing precisa trazer mais visitantes e usuários, a equipe de vendas precisa abordar cada vez mais potenciais clientes e o suporte precisa atender pessoas que não entendem seu produto e não conseguem obter os resultados que eles esperavam.

Quando uma pessoa não consegue entender como um produto funciona, ela o abandona e, pior, em muitos casos fala para outros potenciais clientes a má experiência que teve, desencorajando-os a usar sua solução.

As pessoas querem aprender e obter resultados rapidamente! Elas esperam a entrega de uma nova experiência e não apenas de um produto.  Uma ótima experiência desde o primeiro login fará o usuário voltar. E você tem poucos minutos para fazer isso! Conseguindo essa façanha você tem uma chance maior de converter esse usuário em um cliente e aumentar as suas vendas.

Você vende um produto ou uma experiência? Você ajuda seu usuário a ter sucesso com seu produto? Como é seu user onboarding? Compartilhe conosco e comentando logo abaixo!

No próximo post falarei sobre os principais erros que as empresas cometem ao criar uma estratégia de user onboarding. Fique atento!

Farei um hangout sobre User Onboarding, trazendo nossa experiência em otimização de taxas de conversão e onboarding,  Inscreva-se aqui!

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