Cervejaria brasileira capta através de crowdfunding (e você pode participar)

Os sócios se envolverão ativamente na empresa através de uma comunidade e poderão fazer a própria cerveja

Tainá é repórter do Startse

27 de outubro de 2017

A Leuven é a primeira cervejaria a lançar um equity crowdfunding, um investimento com a venda de 23% de participação na empresa. Em troca, a empresa pretende levantar de R$ 1 milhão à R$ 1,5 milhão.

Os investidores da Leuven farão parte de uma comunidade que ajudará a tomar decisões na empresa. O investimento está sendo realizado na plataforma de captação online Broota. “Esperamos que os novos sócios entrem com a mesma motivação, engajamento e crença que esse é um projeto levará a Leuven para um outro patamar”, afirma Gustavo Barreira, sócio da cervejaria.

Para criar a comunidade, a Leuven instalará dois tanques de mil litros para os sócios fazerem as próprias receitas, que terão o custo apenas dos ingredientes usados. Toda a industrialização do produto – inclusive o rótulo – será por conta da Leuven. O novo sócio não terá que arcar com despesas de fábrica (como em outras cervejarias) e, se a receita se destacar, a Leuven poderá transformar a cerveja em um produto da linha assinado pelo sócio.

Ainda serão formados dois comitês, um de marketing e outro de inovação, que contará com a presença de 5 a 10 sócios em cada. O objetivo é que os sócios debatam e tragam estratégias para a administração, contribuindo diretamente no funcionamento da cervejaria.

Com o crowdfunding, a Leuven construirá uma nova fábrica que aumentará a capacidade produtiva. O objetivo é estar produzindo cerveja nela até o final de 2018. Para equiparar a produção, a empresa quer aumentar o número de venda e aprimorar a administração de empresas. “Depois, daqui a 2 ou 3 anos, começaremos a pensar em parcerias com outras cervejarias. A tendência de um mercado capilarizado como temos hoje é que passe por um processo de consolidação para capturar sinergia e crescer ainda mais rápido”, conclui Gustavo Barreira, sócio da Leuve.

Trajetória

A Leuven foi criada em Piracicaba em 2010 pelo engenheiro agrônomo Alexandre Godoy. No início, a Leuven só trabalhava com produtos em garrafa e a produção era enviada para grandes capitais. Parte do motivo é que, segundo o sócio Gustavo Barreira, o mercado de cerveja artesanal era pouco acessível e restrito a cidades grandes.

Hoje o cenário mudou e encontramos facilmente cervejas nacionais em diversos mercados, e não apenas em lugares especializados. Em 2014, novos sócios entraram – inclusive Barreira. A empresa começou a redefinir sua imagem e se reposicionar no mercado, fortalecendo a marca e passando a produzir novos produtos, como chopp. Investimentos foram feitos em barris, tornando a marca mais conhecida em Piracicaba.

Realidade Aumentada

O start na mudança de identidade da marca a levou apostar na tecnologia para inovar no mercado de varejo. Três de seus rótulos passaram a ter personagens com realidade aumentada, que ganham vida quando vistos sob a câmera de um smartphone. Além da animação, o rótulo traz informações adicionais não disponíveis no rótulo convencional, como a harmonização com alimentos.

Com o sucesso da realidade aumentada, a Leuven está trabalhando em novas ideias para trazer uma experiência adicional à de tomar cerveja. “A nossa tendência é sempre buscar inovação. Pra gente, um rótulo que tem uma qualidade diferente faz o consumidor fazer a primeira compra. Mas se o produto que tá dentro não for bom, ele vai parar por aí”.

Para destacar-se de outras cervejarias, a Leuven traz inovações tecnológicas para inovar no mercado de varejo. Para discutir mais soluções para varejistas e e-commerces, participe da Retailtech Conference.

Hoje, o sócio da Leuve a descreve como “uma cervejaria com foco em qualidade, inovação e senso de comunidade”.

Participe do maior censo de startups do Brasil! Não deixe de entrar no grupo de discussão da StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

E caso você tenha em patrocinar os eventos da Startse, entre em contato no patrocinio@startse.com.

Receba o melhor do nosso conteúdo para te ajudar

 

Compartilhe:
Classifique: