Conheça a Archie, startup que quer se transformar no “Uber da Decoração”

A proposta simples e acessível da startup conquista um novo mercado e se assemelha ao aplicativo de transporte urbano

Vanessa Prado Lopes e Fernanda Leão, sócias da Archie

Tainá é repórter da StartSe

16 de outubro de 2017

Há dois meses, Fernanda Leão e Vanessa Prado Lopes fundavam a Archie, uma startup de arquitetura e decoração que conecta profissionais aos clientes, criando orçamentos e projetos de uma maneira fácil, barata e descomplicada, pois todos os processos são feitos online.

A iniciativa surgiu após Fernanda, advogada e admiradora de decoração, e Vanessa, arquiteta, perceberem que há um estigma que afasta arquitetos e decoradores dos clientes: o preço. A consequência é a Archie, que traz consultoria online por um preço fixo de R$ 299 por ambiente, independentemente do tamanho (e se é encomendado mais de um, há descontos). “A ideia é conectar os clientes e arquitetos através de um atendimento dinâmico e valor fixo e acessível. Assim, arquitetos conquistam novos clientes e realizam vários trabalhos simultaneamente, otimizando o tempo e ganhando por cada projeto realizado”, diz a sócia-fundadora Vanessa.

Essa ideia se assemelha ao Uber pois também abre um novo mercado que era “travado” pelos preços elevados – os interessados que não contratavam o serviço de arquitetos e decoradores por causa do preço –, permite que profissionais atuem como freelancers, aumentando a renda e rede de contatos, e o serviço é contratado exclusivamente através da internet.

Para encomendar um projeto pela Archie, é necessário realizar um teste de estilo para conectar-se com os profissionais mais adequados aos interesses. Depois, é escolhido o ambiente a ser repaginado, o pagamento é realizado e o cliente entra em contato com o Archie designado. A ideia do projeto é repassada ao profissional, que, junto ao cliente, idealiza o produto final.

A comunicação é constante e uma via de mão dupla: o cliente envia opiniões, imagens de referência, rascunho da planta ou fotos e medidas do ambiente e em retorno, o arquiteto produz o Painel de Estilo, que contém as ideias de mobiliário, paleta de cores e texturas idealizadas especialmente para o ambiente. Quando o projeto é aprovado, a planta de layout é feita, também a mercê de aprovação.

Quando todos os passos são aprovados, o arquiteto ou designer cria a Proposta de Decoração – uma simulação do ambiente com o mobiliário e decoração definidas no Painel de Estilo. Com a Proposta – o produto final – acompanha uma lista com fornecedores, preços e móveis utilizados e o cliente pode transformar o ambiente. Todo o processo dura 10 dias corridos e, caso haja descontentamento com o produto final, há o prazo de 30 dias para alterações.

Para quem ainda prefere contato presencial, visitas são possíveis e poupam que o cliente envie fotos ou medidas do ambiente, mas possuem o custo adicional de R$349 e, por enquanto, o serviço só está disponível em São Paulo, cidade sede da empresa.

Hoje, a Archie possui 82 ambientes executados e mais de 100 profissionais cadastrados. Todos os arquitetos e designers são freelancers, e ganham 70% do valor de cada projeto realizado. Os 30% restantes formam as receitas da startup, que conta ainda com os recursos do investidor-anjo Claudio Dall’Acqua. A startup pretende, no futuro, criar o próprio market place, possibilitando que os clientes comprem os móveis utilizados nos projetos na própria Archie.

É uma tendência para que tenhamos relações de trabalho diferentes, com um crescimento do trabalho autônomo frente o trabalho regularizado dentro da CLT – graças ao surgimento de uma economia cada vez mais “on demand”. Vamos tratar deste assunto no Nova Economia, um curso online com Maurício Benvenutti, autor do bestseller Incansáveis.

One more thing!

Participe do maior censo de startups do Brasil! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

E caso você tenha interesse em anunciar aqui no StartSe, baixe nosso mídia kit.

Receba o melhor do nosso conteúdo para te ajudar

 

Compartilhe:
Classifique: