Startup traz plataforma de gestão e negociação de contratos online

A Santo Contrato possibilita a negociação através de chat ou videoconferência e ainda possibilita a consultoria de advogados

Tainá é repórter da StartSe

19 de fevereiro de 2018

Independente da área de atuação, toda empresa precisa lidar com contratos. Porém, nem toda empresa possuí uma área jurídica para lidar com eles. Foi com base nessa dor que Marcel Boff e Lucas Cunha fundaram em janeiro de 2017 startup Santo Contrato, uma plataforma de gestão e negociação de contratos.

Advogado, Marcel Boff teve a ideia de criar a startup após lecionar uma aula de gestão de negócios. “As empresas que não tinham advogado interno também não tinham condições de arcar com as despesas de um advogado terceirizado de um escritório de advocacia para dar suporte. Então elas procuravam na internet templates de contratos e documentos para tentar ter essa relação contratual formalizada no papel, porém, com pouco cuidado”, comenta, após conversar com profissionais de empresas variadas.

A Santo Contrato é uma lawtech – ou seja, startup do setor jurídico – que simplifica a gestão de contratos por meio de uma plataforma. A startup traz modelos de contratos e documentos revisados com o aval de advogados e permite que os usuários façam o upload de modelos já existentes. Mas, além de trazer o modelo dos contratos, a Santo Contrato permite que os interessados façam edições, marcando a autoria e notificando os envolvidos sempre que uma alteração é feita.

Mas a startup não apenas disponibiliza contratos como é uma plataforma de negociação destes. Funciona desta forma: um assinante da Santo Contrato cria um contrato e envia um convite de edição para a outra parte – a partir de então, ambos se comunicam pelo chat ou videoconferência disponíveis na plataforma. Por permitir inclusive o anexo de outros documentos, a Santo Contrato substitui outras formas de comunicação e concentra todo o histórico de negociação em um só lugar.

A modificação nos contratos pode ser realizada entre equipes e convidados. Para a empresa, permite a visualização de um workflow, sendo possível organizar até um calendário com as datas importantes de todos os contratos vigentes. É, também, uma forma de nunca perder os deadlines dos documentos.

Receba as novidades mais quentes da Tecnologia no mundo em seu e-mail.

Portanto, através de uma assinatura mensal – que varia entre o número de contratos e membros da equipe -, os usuários da plataforma realizam desde a criação, negociação, ciclo de vida e assinatura dos contratos. O preço inicial de uma mensalidade na Santo Contrato é de R$ 49 reais, com um membro e 15 contratos disponíveis. Há uma versão gratuita para testes por 14 dias.

Suporte

Mas, mesmo em meio a modelo de contratos com excelência jurídica comprovada, algumas dúvidas podem surgir. Por meio da compra de créditos de R$ 98, a Santo Contrato resolve. “Um facilitador legal entra no sistema junto com você e te ajuda a construir o melhor documento possível, se relacionando com a outra parte. É como se fosse um consultor de contratos”, comenta o CEO da startup.

Trajetória

A Santo Contrato possui apenas um ano de vida, mas, fazendo jus ao nome de startup, cresceu rapidamente. Isso porque a empresa participou de um programa de mentoria chamado “Startup RS”, no qual foi destaque entre outras 15 startups. A lawtech também foi a primeira startup jurídica acelerada pela Aceleradora WOW.

2018

Além de atuar na gestão de contratos, a startup atuou até como facilitadora em 2017, intermediando a aquisição de 20% de uma startup para um fundo em São Paulo.

Já em 2018, a Santo Contrato pretende incorporar novas tecnologias em seu sistema: inteligência artificial e blockchain. “Queremos que a inteligência artificial faça uma atividade interna de machine learning de busca por informações para indicar para o usuário se o negócio que ele está fazendo é correto e bem-feito”, afirma Marcel Boff.

A empresa ainda espera trabalhar com blockchain para garantir uma segurança ainda maior na proteção dos documentos, pois a blockchain é criptografada e descentralizada. Além disso, a Santo Contrato está fechando parceria com certificadoras para permitir que, além da assinatura da startup, empresas que possuem e-CNPJ e CPF também possam assinar digitalmente.

Participe do maior censo de startups do Brasil! Não deixe de entrar no grupo de discussão da StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

E caso você tenha em patrocinar os eventos da Startse, entre em contato no [email protected].

Compartilhe:
Classifique: