Startup do Dia: plataforma aumenta conversão de vendas para sistemas web de maneira rápida e acessível

Tour faz com que qualquer pessoa consiga entender como um sistema web funciona e obter resultados melhores com ele

Tela Conpass

Lucas Bicudo é repórter do Portal StartSe.

20 de julho de 2016

Empresas investem grandes boladas em marketing digital para adquirir novos clientes, mas costumam sofrer para convertê-los em pagantes reais e retê-los. Isso porque cerca de 50% das pessoas abandonam um sistema após o primeiro uso – simplesmente por não conseguiram entendê-lo. Como material de apoio e orientação acabam sendo utilizados artifícios como FAQs, vídeos explicativos e times de suporte, que no fim das contas não passam de soluções custosas e ineficientes.

“Você acessou um software pela primeira vez e não faz a menor ideia de onde começar. O problema aqui é que essa etapa normalmente acontece quando você está em trial, precisando entender, obter resultado e não tem tempo hábil para isso. Nós propomos a solução para isso. Propomos que você seja capaz de entender como determinado tipo de software funciona para obter melhores resultados”, comenta Ivan Biava, CEO da startup Conpass.

A plataforma aumenta taxas de conversão de vendas para sistemas web com um tour interativo (user onboarding), fazendo com que qualquer pessoa consiga entender como um sistema funciona e obtenha resultados rápidos com ele, configurado e integrado em minutos, sem necessidade de nenhum tipo de programação. Dessa maneira as empresas são capazes de aumentar de 20% a 50% suas vendas e reduzir de 10% a 30% seus custos com suporte.

“Pegamos você na mão e te levamos até onde está a solução para o seu problema. O tour é completamente intuitivo. Te perguntamos: o que você quer fazer no sistema? ‘Ah, eu quero cadastrar um novo produto’. Te mostramos exatamente onde cumprir essa missão, passo a passo. É uma coisa bem didática. Automatizamos o que antes era feito com certa frieza, com vídeos ou FAQs, por exemplo. Indicamos exatamente como, da maneira mais rápida possível, o jeito que você pode resolver os seus problemas”, diz o CEO.

A solução funciona em qualquer sistema web e estanca o sangramento de um mercado que possui mais de 12 mil empresas no Brasil e cerca de 218 mil nos Estados Unidos. Com vendas no modelo SaaS com ticket-médio de R$ 400, o diferencial da startup está na experiência do usuário. Já são mais de 20 empresas que constam em seu portfólio.

“Temos dois targets basicamente: o customer success, aquela empresa que está focada em fazer com que o usuário tenha sucesso nas aplicações, que faz com que ele tenha aumento de engajamento dentro do sistema e não de churn (perda de clientes); e os CEOs, que querem aumentar vendas e reduzir o custo de suporte. Nosso foco é atender quem estiver interessado em aumentar conversão de vendas, retenção de clientes e reduzir custo de suporte”, continua.

Acelerada pelo InovAtiva, aqui no Brasil, pela Fábrica de Startups, em Portugal, e vencedora do prêmio Sinapse de Inovação, atualmente a Conpass, após um aporte da Anjos do Brasil, Floripa Angels e Rede de Investimentos Anjo, passa por outro processo de mentoria na ACE, eleita a Melhor Aceleradora de Startups da América Latina, pelo Spark Awards e LatAm Founders.

“Focamos agora completamente em crescimento. Queremos ser a plataforma de comunicação entre uma pessoa e um sistema web. Queremos que quando você entre no sistema você nem precise acessar o menu dele, você acesse a Conpass”, finaliza.

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