Brinquedos cognitivos, robôs-advogados e mais! Conheça as soluções da IBM Watson

O software da IBM nasceu a partir da necessidade de organizar e analisar cerca de 80% des dados do mercado que não estão estruturados

Isabella Câmara é repórter do StartSe.

10 de outubro de 2017

Stéfany Mazon, Developer Advocate da IBM, comentou sobre as novas soluções desenvolvidas pela empresa em uma palestra no LawTech Conference. Segundo ela, os sistemas cognitivos estão criando uma parceria promissora entre humanos e máquinas. Stéfany conta que pesquisadores da IBM perceberam que, como a capacidade cognitiva, tanto dos homens quanto dos robôs, era excelente, algo de muito inovador poderia surgir dessa união.

E o Watson surge como esse algo inovador. A inteligência artificial é capaz de treinar uma máquina para generalização, ou seja, ensinar determinados padrões a ela para que, após um determinado período, reproduza tais comportamentos como naturais.

A princípio, a solução era apenas uma máquina de responder perguntas. Mas o tempo passou e agora o Watson tem capacidade de entender, raciocinar, aprender e interagir com as pessoas. Como qualquer pessoa, a tecnologia também possui um certo tempo de aprendizado que, geralmente, é menor do que dos humanos.

CogniToys

Chamado de Dino, um dinossauro de brinquedo conectado ao IBM Watson, consegue elaborar frases complexas, ensinar e aprender com as crianças. O brinquedo conta com um banco de respostas para perguntas que, frequentemente, são feitas pelas crianças. Para funcionar é necessário estar conectado a uma rede Wi-Fi e a um app disponível para Android e IOS.

BIA – Bradesco Inteligência Artificial

A inteligência artificial já é uma realidade para os funcionários do Bradesco, que a utilizam para tirar dúvidas sobre produtos e serviços bancários. Com essa solução, o atendimento é imediato e as respostas são sempre atualizadas, seguindo uma linguagem natural baseada no comportamento das pessoas. Cerca de 92% dos funcionários que utilizaram essa tecnologia afirmam que a solução foi capaz de resolver todas as suas solicitações.

ROSS

O ROSS é o primeiro advogado de inteligência artificial do mundo. A tecnologia foi construída sobre o computador cognitivo Watson, da IBM, e é capaz de ler e compreender a linguagem natural, postular hipóteses quando questionado, pesquisar e gerar respostas, com embasamento, para fundamentar suas conclusões.

LicenTIa

A LicenTIa, uma solução apoiada pela IBM, surgiu para agilizar o processo de um Estudo de Impacto Ambiental (EIA). Segundo Leonardo Santiago, o processo que analisa a área de um futuro empreendimento, expondo os possíveis impactos ambientas e alternativas para minimizá-los, acaba sendo longo e custoso.

Pensando nisso, a LicenTIA foi desenvolvida para tornar esse processo mais eficiente. A solução é capaz de ler toda a base de estudos ambientais já produzidos e organizá-los por tema e localização a fim de diminuir o tempo de produção desse material e reduzir a quantidade de estudos repetidos.

Participe do maior censo de startups do Brasil! Não deixe de entrar no grupo de discussão do StartSe no Facebook e de inscrever-se na nossa newsletter para receber o melhor de nosso conteúdo!

E caso você tenha interesse em patrocinar eventos da StartSe, envie um e-mail para patrocinio@startse.com.br

Receba o melhor do nosso conteúdo para te ajudar

Compartilhe:
Classifique: